Muitos profissionais da área de beleza possuem dificuldades em trazer clientes para seu espaço ou clínica porém, ações simples e fáceis de fazer podem render muita repercussão e benefícios.

Realmente, hoje em dia a quantidade de informação que as pessoas estão expostas ao longo do dia, faz com que a atenção seja muito dividida e é bem mais difícil captar a atenção desse possível cliente. A boa notícia é que quando você conhece o que seu público precisa e como chegar até ele, tudo acaba fluindo facilmente.

Receio de arriscar a fazer qualquer coisa todos têm mas é necessário iniciar para que você consiga ver um resultado satisfatório, não é mesmo?

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Você não precisa ser expert em marketing ou em relações públicas para começar uma divulgação, basta saber algumas dicas bem legais e coloca-las em prática.

Seguem 7 dicas bem bacanas para te ajudar no marketing de seu espaço ou clínica:

1 – Como está a sua marca?

Você possui um nome bacana? Uma marca que quando seus clientes ouvem já sabem que se trata de você ou de seu espaço?

É um logotipo bem bonito? Se não, eu aconselho você a não perder tempo e fazer, se você for muito habilidoso pode fazer por si mesmo, porém existem muitos sites que você consegue pagar um valor baixo e ter algo bem profissional.

Marca, entende-se que é tudo que está no imaginário de seus clientes, como por exemplo, se há um ícone (figura) em seu logo, o que essa significa na mente de seus clientes tem a ver com o que você quer transmitir? Ou as cores, transmitem a sua essência?

2 – Entenda quem é seu público.

Você tem ideia de que faixa etária, sexo, local onde moram, hábitos do dia-a-dia e principais “dores” que os seus clientes possuem?

Faça um teste e tente responder as seguintes questões: Qual a faixa etária de seus clientes? A maioria de seus clientes são mulheres ou homens? A maioria deles, vão a seu espaço porque trabalham perto ou moram perto? O que incomoda mais é uma mancha no rosto ou uma gordurinha extra? O cliente gosta de ir na academia e praticar exercícios físicos ou é alguém mais sedentário?

Conhecer quem você atende, demonstra quais tipos de serviços ou até mesmo atendimento é preferível você ter para fazer com que eles venham mais a seu encontro, ou trazer mais novos clientes a te conhecer. Saber os hábitos deles, te ajuda a fazer ações que trazem vendas e também a oferecer o melhor serviço. Por exemplo, um cliente que trabalha por perto, quer um horário de atendimento no almoço ou após o expediente, prefere uma massagem relaxante ou uma reflexologia para desestressar, também quer serviços mais express e menos demorados.

Já um cliente que mora por perto, tende a não precisar fazer as coisas na correria e podem ter horários mais flexíveis. Percebe que entendendo o cliente, acertar na oferta do serviço se torna mais assertivo e o fechamento de novas sessões se torna mais fácil?

3 – Entenda seus concorrentes.

Você sabe quem são seus principais concorrentes?

Em marketing falamos de alguns tipos de concorrência porém, existem duas que você deve se atentar: concorrentes diretos e concorrentes indiretos.

A direta são os mesmos serviços que você oferece e normalmente está próxima de você. Já a indireta, são as alternativas que seus clientes poderiam usar ao invés de gastar com você. Por exemplo, sua cliente quer muito um tratamento para celulite, você passou o orçamento e ela estava para fechar, mas no mesmo dia ela viu na revista um aparelhinho que ela poderia usar em casa e prometia o mesmo resultado, ela ficou muito na dúvida pois os valores eram próximos.

Qual o seu diferencial perante seus concorrentes? É o seu serviço eficaz? A forma como você os atende, com carinho e dedicação? Pense a respeito disso, comece a pesquisar e a sondar seus concorrentes diretos. Veja quais tratamentos eles estão oferecendo que você não está, a forma como eles se comunicam com os clientes, o que eles oferecem como chá ou café, pesquise nas redes sociais deles. Tudo o que você puder saber é valioso para saber contornar objeções e fazer seu diferencial ser campeão!

4 – Invista em seus canais de comunicação.

Quais canais de comunicação você utiliza? Redes sociais como facebook e instagran? Whats app? Telefone? E-mail? Site? Blog?

E com que frequência você alimenta esses canais? Diariamente, uma vez por semana?

Essas são perguntas chaves para você poder ter um lugar especial na preferência de seus clientes. Imagine a seguinte situação: Você está à procura de um hotel para passar um final de semana com a família, você com certeza vai ao google para procurar alguma oferta, correto? Ou você vai preferir perguntar a algum amigo se conhece alguma?

Se na situação um, você vai ao google e pesquisa por “pousadas no Guarujá”, possivelmente você vai escolher uma das que estejam na primeira página, dificilmente você vai até a segunda página, certo? Mas você sabe o que leva a um site estar nas primeiras posições do site?

Dentre algumas ações técnicas com SEO, da sigla em inglês Search Engeneering Optimization (engenharia de otimização de busca) – não se preocupe, você não precisa saber de nada disso para melhorar sua comunicação – que você pode contratar um terceiro para fazer, o que faz seu site subir é o CONTEÚDO. Por isso você deve investir seu tempo em criar textos relevantes para o seu cliente, então a primeira dica que é conhecer bem seu cliente, se encaixa perfeitamente aqui. Caso prefira perguntar para algum amigo, provavelmente você vai questionar o nome e pesquisar nas redes sociais, primeiramente facebook, para ver a avaliação do local e fotos, correto? Agora imagina que você adorou o conteúdo da pousada, as avaliações são excelentes e o preço te atende? Você com certeza iria fechar!

Pense no oposto, o que chamaria a atenção do seu cliente para os seus serviços? Onde seus clientes te procuram?

Ter uma fanpage do seu espaço, diferentemente de um perfil pessoal, é muito relevante pois seus clientes conseguem te avaliar, dando nota aos seus serviços, postar fotos e ter um relacionamento com você. O instagran e o snapchat para postar as coisas que vocês está fazendo, como um procedimento super interessante em vídeo, por que não?

Use e abuse do whats app, hoje a melhor forma de conversar pois o tempo vale ouro e o cliente consegue responder quando pode e de maneira rápida, conheça também o whats app web, em que você pode abrir diretamente do computador.

Outras redes sociais como pinterest, twitter e youtube também valem super a pena se você tiver tempo e desenvoltura. O segredo é saber em quais redes sociais o retorno é melhor para você!

Hoje existem várias formas de divulgar pagando um valor mínimo e conseguindo ampliar o número de pessoas alcançadas, via facebook ads, google adwords, e-mail marketing, dentre outros. Porém essas são ferramentas que aconselho a fazer com alguém que já esteja acostumado.

5 – Parcerias

Você fez ou está fazendo algum tipo de parceria?

Parceria pode ser desde deixar seus folhetos de divulgação em cima do balcão de uma loja vizinha a até parceria com empresas e academias.

Já vi uma vez panfletos de estética em lojas de doces, pode até funcionar pois a pessoa come um docinho e vai logo querer fazer um procedimento!

O segredo aqui é conseguir o maior número de parceiros em que você possa trabalhar, pois eles podem além de indicar clientes, serem seus clientes também.

6 – Boca-a-boca

Já ouviu falar que o marketing mais efetivo é o boca-a-boca?

Pois é, é pura verdade. Clientes satisfeitos têm maior chance de te indicar e de voltar para outros procedimentos. Invista em indicação!

Dê um vale massagem ou hidratação facial ou descontos em procedimentos para sua cliente dar a outra amiga, essa irá trazer novos clientes para você de maneira que o relacionamento e a experiência irão surpreendê-la!

7 – Você ouve seu cliente?

Acredito que essa seja a dica de ouro de qualquer empresa que quer se manter ativa hoje, ouvir o que seu cliente tem a dizer facilita a vida da organização e até traz soluções eficientes!

Seus clientes possuem informações que você não enxerga, muitas vezes você até nem imagina. E como ouvi-los?

Uma pesquisa de satisfação é o ideal para você ter em seu espaço, um questionário simples e eficaz faz muita diferença. Perguntas rápidas e práticas, fazendo com que seus clientes deem notas e coloque suas opiniões.

Como coletar as pesquisas e como fazer?

O ideal é que você faça o questionário via um site on line, gratuito e com facilidade de disparo. Atualmente existem algumas plataformas que você pode fazer isso, como o surveymonkey.

Feito o questionário, você pode disparar o link após o tratamento com a cliente, no momento de pós venda, sabe quando você vai questionar a cliente para saber se foi tudo bem?

Aqui foram algumas dicas básicas para você conseguir iniciar e colocar a mão na massa. Lembre-se, sem tentar, não vai sair de onde está, não é mesmo?

 

 

7 dicas para te ajudar no marketing de seu espaço ou clínica.

Uma ideia sobre “7 dicas para te ajudar no marketing de seu espaço ou clínica.

  • 07/06/2017 em 17:46
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    Adorei as dicas da Medicatriz, vou tentar fazer um passo a passo das dicas. Muito obrigada Elisabeth Faian 😘

    Resposta

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